SOBRE
A saúde e o comportamento humano sempre foram codependentes. No atual contexto de acesso à informação, onde muitos indívíduos possuem à mão um smarphone, os fatores comportamentais são essenciais para compreender a distância entre saber o que fazer e ter a atitude de fazer. Deste modo, o observatório SAÚDE&COM tem como objetivo investigar o papel do comportamento humano no processo de prevenção da saúde. Por isso esse observatório possui uma equipe multidisciplinar de especialistas das áreas de saúde, comportamento e modelagem, matemática e processos, a fim de colaborar com cenários sobre determinados desafios em saúde pública.
Nesse momento delicado no Brasil e no mundo, o DaTaLaB, por meio de seu observatório SAÚDE&COM, decidiu concentrar todos seus esforços no auxílio ao combate ao COVID-19.
PRODUTOS PRÓPRIOS
O primeiro produto do Observatório DataLab é uma plataforma para mensurar desconforto mental para prestar apoio às Instituições na Análise, Acompanhamento e Assistência (A3) de suas comunidades em período de isolamento/quarentena, por conta do COVID-19. O #tobememcasa é uma plataforma gratuita para dotar unidades de assistência psicossocial de uma ferramenta de acompanhamento (Você pode solicitar nossa plataforma em sua instituição, entre em contato conosco).
PRODUTOS EM COLABORAÇÃO
Desenvolvido com foco no monitoramento do COVID-19, esse projeto interdisciplinar de criação e colaboração do DaTaLaB e foca em subsidiar os gestores públicos com informações para a tomada de decisões em frentes econômicas, financeiras e sociais devido à pandemia do Coronavírus. A partir desse observatório, foram gerados dados que foram referência no Distrito Federal no ano mais duro da pandemia.
Por meio dos dados coletados sobre a COVID 19 na região sul do estado da Bahia, o LAFEM, laboratório com profissionais e doutores da Universidade Estadual da Bahia criaram um observatório para realizar o acompanhamento da pandemia junto a população.
A saúde no Brasil é um direito social. Nesse cenário, o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) desempenha papel importante, provendo itens de alto custo unitário ou tratamentos de longo prazo com custo elevado. Conhecer os dados de distribuição e promover sua interação com as políticas públicas serve para compreender demandas, alocar recursos de maneira eficaz e garantir uma distribuição equitativa; Esse observatório contempla dados sobre o perfil farmacoterapêutico dos usuários e suas características demográficas com a finalidade de melhorar a gestão de medicamentos do CEAF no Distrito Federal.