QUEM SOMOS

Conheça quem faz parte deste projeto

O objetivo do DATALAB é promover e fomentar a pesquisa científica aplicada à comunidade acadêmica e à sociedade, por meio da informação como marco de inovação em processos, produtos e serviços.

O QUE FAZEMOS

PROCESSOS

SOLUÇÕES

DADOS

Mapeamento e modelagem de processos, especialmente em Instituições Públicas e Militares.

Desenvolvimento de soluções que necessitam de Know-how da fronteira do conhecimento.

Tratamento de dados, validação de instrumentos, modelos preditivos, análises textuais e modelos comportamentais e compostos.

DESENVOLVIMENTO

Formação, capacitação e desenvolvimento da cultura organizacional. A herança de nosso trabalho é o conhecimento compartilhado.

NOSSA EQUIPE

Ana Carla B. Reis

Doutora em Engenharia de Produção

Universidade de Brasília
Departamento de Engenharia de Produção (EPR)
Atua na área de Pesquisa Operacional e Gestão da Produção, possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Pernambuco (2005), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade de Brasília e do mestrado de Computação Aplicada da UnB. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelos de Decisão, Decisão Multicritério, Programação e Controle da Produção e Melhoria de processos.

Ari Melo Mariano

Pós-Doutor em Data Science, Metodologia e Métodos Quantitativos e Doutor em Administração

Universidade de Brasília
Departamento de Engenharia de Produção (EPR)
Cientista de Dados, Pós-doutor em Metodologia e Estatística Aplicada, e Negócios Internacionais. Atualmente faz um Pós-Doutorado em Big Data, Doutor em Administração, Mestre em Administração, e Graduado em Administração. Possui também um MBA em Direito do Consumidor Europeu. Atualmente é Professor/Pesquisador de Engenharia da Produção na Universidade de Brasília (UNB). Professor do Mestrado Profissional de Computação Aplicada, no Departamento de Ciências da Computação. Professor no Mestrado de Gestão da Informação e Tecnologia, na Universidade Católica do Norte, no Chile. Professor do Doutorado de Gestão Empresarial e do Doutorado de Ciências e do Doutorado de Ciências Empresariais,
na Bolívia. Como pesquisador, atua nas áreas de Data Science, Bibliometria, Modelagem preditiva e por meio de equações estruturais, Comportamento do Consumidor, Usabilidade da tecnologia e Interculturalidade. Profissionalmente foi consultor de muitas empresas multinacionais no Brasil e Europa. É vice presidente da associação de jovens pesquisadores europeus, Diretor Brasil da Rede de Pesquisadores Latino-Americanos e Diretor do Laboratório de Pesquisa Aplicada com Dados-DATALAB-EPR/CEFTRU/UNB.

Simone B. Simão Monteiro

Doutora em Engenharia de Produção

Universidade de Brasília
Departamento de Engenharia de Produção (EPR)
Possui Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), Mestrado em Engenharia de Produção (Gestão de Sistemas Agroindustriais) pela Universidade Federal de São Carlos (1998), Especialização em Sistemas de Produção Enxuta pela USP (2004) e Doutorado em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Foi professora da Universidade de Franca (UNIFRAN) de 2000 a 2010. Por dois anos consecutivos (2006 e 2007) coordenou o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Operações e Logística na UNIFRAN. É Professora Adjunta III do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade de Brasília (UnB) e Coordenadora de Projetos do CEFTRU - Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes. É Professora e Pesquisadora no Programa de pós-graduação em Computação Aplicada (PPCA) da UnB na Linha de pesquisa de Gestão de Risco. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Garantia de Controle de Qualidade, Gestão da Qualidade, Gestão de Projetos e Análise e Melhoria de Processos e atua nos seguintes temas: ISO 9000, Sistemas de Gestão da Qualidade, Gestão de Serviços, Ferramentas da Qualidade, Ferramentas Estatísticas para o Controle e Melhoria de Processos, Gestão de Riscos aplicados à Qualidade, Gestão de Projetos e Educação em Engenharia (Abordagem PBL e PjBL).